Impresso em: 25/04/2024 15:11:38
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=0146f38d17c5f0ef00dcdecceb294531

Dia do Comerciante: ações da Prefeitura de Palmas buscam o fortalecimento do comércio

16/07/2021 20:21:46

Regiane Rocha
Na Sala do Empreendedor são oferecidos dezenas de serviços
Créditos do Banco do Povo já contemplaram mais de 360 pessoas e Sala do Empreendedor fornece dezenas de serviços

Um dos principais setores da economia palmense, o comércio tem recebido atenção especial da Prefeitura de Palmas, através de várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) com o objetivo de fortalecer o setor que gera emprego e renda.

Nesta sexta-feira, 16, Dia do Comerciante, a Prefeitura destaca a Sala do Empreendedor e a concessão de crédito como alguns programas oferecidos para este público.

A concessão de créditos por meio do Banco do Povo é um dos programas de mais sucesso nesta área, e beneficiou 361 empreendedores palmenses com crédito de até R$ 5 mil, sendo 90% destes comerciantes. O montante investido na economia de 2020 até este mês de julho chegou a R$ 1,769 milhão.

A jovem empreendedora do ramo da beleza, Joyce Nascimento, foi uma das comerciantes contempladas pelo crédito do Banco do Povo. Com o dinheiro oferecido montou sua empresa, a Espaço Dellas, prosperou e conseguiu contratar sua mãe e irmã. "Me ajudou muito, pois realizei o sonho de abrir a minha própria empresa mesmo em um momento de crise", enfatizou Joyce.

Facilidades

Outra forma de fomentar o comércio local é desburocratizando. Com esse objetivo foi criada a Sala do Empreendedor, com foco especial nos Microempreendedores Individuais (MEIs). Ela reúne em um só lugar, a sede da Sedem, vários serviços para este público, tais como emissão de nota fiscal, abertura de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e orientações sobre renovação de alvará. No total são 30 serviços oferecidos.

Segundo o economista da Sedem, Marlo Galvão, “a Prefeitura de Palmas não pretende parar por aí, está trabalhando a todo vapor para dar ainda mais suporte ao comércio palmense”.
(Da Ascom/Palmas)