Impresso em: 21/05/2024 01:27:45
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=369c0fee864ac54df8b46d2567af356c

No centenário da Resposta Histórica, Cristo Redentor reflete camisa do Vasco

08/04/2024 07:50:29

Foto: Marcelo Wance / Vasco da Gama
Cristo Redentor veste camisa do Vasco no centenário da Resposta Histórica —
Ação celebra o marco histórico que revolucionou a participação de negros e operários no futebol profissional brasileiro

No centenário da Resposta Histórica, o Cristo Redentor refletiu a camisa do Vasco, neste domingo. A ação foi feita pelo clube associativo. A camisa ficou das 19h30 até as 20h30 projetada no monumento.


A arte da camisa foi feita por Vinicius Guimarães, e o selo foi feito por Erik Santos e Rafael Silva.

— A Resposta Histórica nasceu nos campos de futebol, no Vasco, mas ela ultrapassou os limites da comunidade vascaína. Mais do que um manifesto, a Resposta Histórica enfrentou o debate sobre a importância de lutar e se posicionar contra o racismo.

O centenário da Resposta Histórica propõe uma reflexão: apesar dos avanços da sociedade brasileira desde 1924, ainda estamos longe de extinguir, definitivamente, todas formas de preconceito, sejam elas raciais, socioeconômicas e culturais. Espero que nos próximos 100 anos, a Resposta Histórica seja a lembrança de um tempo que não existe mais — afirma Pedrinho, presidente do Club de Regatas Vasco da Gama.

O presidente Pedrinho disse que a Resposta Histórica deve ser celebrada e afirmou que ela é o maior título da história do Vasco.

Nasci e joguei no Vasco. Ganhei títulos, e agora, tenho a honra e responsabilidade de ser presidente. Vivi e vivo intensamente a história do clube. Porém, a maior conquista aconteceu fora de campo, em 1924, a Resposta Histórica. E somente o Cristo Redentor pela imponência de ser um patrimônio da humanidade [pela Unesco] poderia mostrar a real importância do centenário desse marco, por tudo que ele representa para a cidade, para o Brasil e para o mundo. Não posso de deixar de agradecer a todos que viabilizaram a ideia que tivemos e que compreenderam a importância da mensagem — finalizou Pedrinho.
GE