Impresso em: 25/04/2024 08:02:00
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=393dbf55339bf6a6fff7fc19013bc8d4

PESQUISA VÓPE: Camila Fernandes lidera em Miracema do Tocantins com 37%

12/10/2020 07:48:15

Pesquisa encomendada pelo Jornal Primeira Página ao Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VÓPE, apurou os números da sucessão em Miracema do Tocantins.

Em primeiro lugar está a candidata Camila Fernandes/MDB, com 37% dos votos, contra 24% do atual prefeito Saulo Milhomem/PP, que concorre à reeleição.



                                                                                                                                                                            Foto Montagem: Primeira Página

Pesquisa encomendada pelo Jornal Primeira Página ao Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VÓPE,
sediados em Palmas, apurou os números da sucessão em Miracema do Tocantins.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral - TRE com o número TO-07531/2020.


1º LUGAR

Em primeiro lugar está a candidata Camila Fernandes (MDB), com 37% dos votos, contra 24% do atual prefeito Saulo Milhomem (PP), que concorre à reeleição. A diferença entre eles é de 13 pontos percentuais.

Em terceiro lugar aparece a candidata Maria Bala (PTB), apontada por 11% dos eleitores entrevistados. Em último lugar vem Pedro Quixabeira (Patriota), com 3%. Declararam que ainda estão indecisos 18% e vão votar branco/nulo 7%.

A pesquisa entrevistou 470 eleitores de Miracema do Tocantins nos dias 6 e 7 de outubro e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Os questionários foram aplicados em três regiões da cidade: Setor 01 - Centro, Região Banco do Brasil, Prefeitura e Orla e região da Câmara. Setor 02 - Setores Flamboyant 1 e 2 e adjacências e Setor 03 - Vila Correntinho.

O Instituto VÓPE cumpriu todos os protocolos de segurança sanitária recomendados pelas autoridades em relação à pandemia do coronavírus, para assegurar a saúde dos entrevistadores e dos eleitores pesquisados.

REJEIÇÃO


                                                                                                                                                                                 Gráfico: Primeira Página

Ao responder à pergunta do Instituto Vope/Jornal Primeira Página, sobre em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, foi apurada a rejeição, com o prefeito Saulo Milhomem (PP) sendo apontado por 31% dos eleitores entrevistados.

O segundo mais rejeitado é Pedro Quixabeira (Patriota), com 21%. Em terceiro na rejeição está Maria Bala (PTB), com 12%. A candidata menos rejeitada é Camila Fernandes (MDB), indicada por 7%, enquanto 19% afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes, 6% vão votar branco/nulo e 4% não responderam.

METODOLOGIA

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa Tocantins - VÓPE, sediados em Palmas, realizaram pesquisa de intenção de voto em Miracema do Tocantins, para avaliar como está a corrida eleitoral na cidade. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TRE, com o número TO-07531/2020, com o trabalho de campo dos entrevistadores ocorrendo nos dias 06 e 07 de outubro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Foram realizadas 470 entrevistas diretas junto ao eleitorado do município, aplicando-se questionários estruturados nos domicílios (90%) e áreas públicas (10%), na zona urbana do município. A seleção das entrevistas utilizou o critério de aleatoriedade no sorteio dos entrevistados que compõem o painel amostral.

A cidade de Miracema do Tocantins foi dividida em três setores, cada um representando um conglomerado, que estão descritos a seguir: Setor 01 – Centro: Região Banco do Brasil, prefeitura e Orla e região da Câmara. Setor 02: Setores Flamboyant 1 e 2 e adjacências. Setor 03: Vila Corretinho.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência o mês de junho de 2020, e o Censo Populacional de 2010 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda per capita da população.
(MIRA Jornal repercute publicação do Primeira Página/Sandra Miranda)