Impresso em: 03/05/2024 00:21:04
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=41a2f11557ad64f7078c6e820317e762

Igrejas da primeira capital celebram Corpus Chisti; Saiba o que a igreja comemora

03/06/2021 18:47:11

Foto: Divulgação/Redes Sociais
A tradicional celebração dos rituais religiosos alusivos ao dia de Corpus Chisti, comemorado nesta quinta-feira, 3, na primeira capital do Tocantins, acontecem respeitando o distanciamento e evitando aglomerações de fieis nas igrejas da cidade alta (Nossa Senhora da Conceição) e cidade baixa (Catedral Santa Terezinha).



Além de procissões e missas, a secular caminhada sobre tapetes coloridos, feitos pelos fieis com serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, nas pistas de afluxos às igrejas;

Com origem no século XIII, a comemoração católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.
 Corpus Christi, que em português significa Corpo de Cristo, é uma homenagem ao "mistério da eucaristia": o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo

Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira.

     

  Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus                          Igreja Nossa Senhora da Conceição

FIQUE SABENDO

O que é comemorado em Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.
 (Da Redação MIRA)