Impresso em: 07/05/2024 14:03:59
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=94022c833c61ec86797f1736ee3f486d

Praia do Segredo recebe plantio de 200 mudas de árvores e exemplares para adoção

19/02/2022 07:29:19

Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Mudas plantadas vão oferecer sombra, frutos e flores aos visitantes; Entre as mudas, há espécies como jatobá, caju, cajuí, fava de bolota, ipê amarelo, caraíba, aroeira, jacarandá e xixá
Ação tem o objetivo de promover o sombreamento da área de acesso e estacionamento, além de incentivar a adoção de espécies nativas

Ao longo desta semana, a equipe da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado (APASL) realizou o plantio de 200 mudas de árvores de espécies nativas frutíferas, floreiras e ornamentais que vão promover o sombreamento da área de acesso e estacionamento da Praia do Segredo.

Nesta sexta-feira, 18, a equipe brigadista da APASL concluiu a colocação de estacas para a localização das mudas que, em seguida, serão sinalizadas e irrigadas pela equipe da Prefeitura de Lajeado, parceira da iniciativa.

A supervisora da APASL, Camilla Muniz, conta que essas mudas foram produzidas pela equipe da APA no viveiro que foi passado para o município, pois a APA está assumindo uma nova área, com a implantação de um segundo viveiro, onde serão desenvolvidos novos projetos, direcionados para frutos do Cerrado. “A Praia do Segredo é um espaço de visitação intensa durante o ano todo e não tem arborização ao redor. Na área, predomina pastagem nativa e a regeneração natural é um processo demorado”, destaca a supervisora.

Após o plantio, a equipe da Prefeitura de Lajeado assume a segunda etapa dessa ação. “Vamos criar o espaço na praia - o Adote uma muda -, para os visitantes levarem consigo um exemplar de espécie nativa. Já temos casos de sucesso, com a utilização da sinalização e técnica de gotejamento para irrigação de mudas. Então vamos implantar esse sistema para garantir o desenvolvimento das mudas que vão oferecer sombra, frutos e flores para os visitantes”, conta a secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado, Lenízia Gomes.

Espécies nativas

Foram plantadas espécies nativas frutíferas como, jatobá, caju, cajuí; as floreiras, como a fava de bolota, ipê amarelo, ipê caraíba; e as madeireiras como, aroeira e jacarandá; além do xixá que, segundo Camilla Muniz, é uma espécie ornamental, mas tem uma castanha que atrai pássaros.
Cleide Veloso/Governo do Tocantins