Impresso em: 29/04/2024 10:41:58
Fonte: http://www.miratocantins.com.br/noticia.php?l=e009606fa7ef627b1e56df965a992082

LULA E PAPA FRANCISCO CONVERSAM SOBRE 'MUNDO MAIS JUSTO E FRATERNO'

13/02/2020 15:33:17

Foto: Reprodução
Lula se encontrou com papa Francisco para discutir combate a desigualdade e pobreza
Encontro particular na Casa de Santa Marta foi intermediado pelo presidente argentino Alberto Fernández

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta (13) com o papa Francisco em Roma para discutir desigualdade social e combate à pobreza. Em suas redes, o ex-presidente postou um registro do encontro particular na Casa de Santa Marta, residência do pontífice.

"Encontro com o Papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno", escreveu.
A conversa também abordou lawfare, termo que se refere ao uso de recursos jurídicos para fins de perseguição política.

A reunião não constava na agenda oficial do Vaticano, que a tratou como uma audiência privada. Lula embarcou em um voo comercial de São Paulo na última terça (11) acompanhado do ex-ministro de Relações Exteriores Celso Amorim e de ao menos mais três assessores.

Esta é a primeira viagem de Lula ao exterior após deixar a prisão, autorizada pela Justiça de Brasília que adiou uma audiência referente à Operação Zelotes, que investiga esquemas de sonegação fiscal.

O ex-presidente e sua comitiva chegaram à Itália na manhã de quarta (12) e aproveitaram para debater a situação do Brasil com políticos de esquerda do país, segundo o jornal O Globo.

O encontro com o papa, pedido por Lula, foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, durante uma visita ao Vaticano em 31 de janeiro.

O presidente argentino disse à imprensa que comentou sobre a visita com o Santo Padre enquanto conversavam sobre lawfare. Fernández já havia solicitado a Francisco que recebesse Lula em agosto de 2018. Na ocasião, o ex-presidente do Brasil completava quatro meses na prisão.

Cinco dias antes de Fernández intereceder por Lula em sua ida ao Vaticano, em 26 de janeiro, o ex-presidente concedeu uma entrevista ao jornal argentino Pagina 12, na qual elogiou o papa Francisco pela "coerência" e pelo compromisso "com o povo pobre" e de "defender os direitos humanos" .

"Vemos que ele é um papa comprometido com os pobres, luta contra a fome, contra o desemprego, contra a violência e crimes contra mulheres e negros. Ou seja, ele é tudo o que queremos de um papa, é um papa que pensa como nós", declarou.

Em 5 de fevereiro, Lula confirmou, em seu perfil no Twitter, o encontro com o Pontífice. "Vou visitar o Papa Francisco para agradecer não só pela solidariedade que teve comigo em um momento difícil, mas sobretudo pela dedicação dele ao povo oprimido. Também quero debater a experiência brasileira no combate à miséria", escreveu.

Enquanto estava preso em Curitiba, Lula chegou a trocar cartas com Francisco. Em resposta a um agradecimento do ex-presidente do Brasil pelo apoio ao povo brasileiro e e defesa dos direitos dos mais pobres, o papa pediu que Lula não desanimasse ou deixasse de confiar em Deus. "O bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação", afirmou o líder máximo da Igreja Católica.
(De O Globo/Rodrigo Castro)