Tocantins, 28 de March de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Religião

Há 14 anos bispo de Miracema Dom João José Burke era sepultado no dia de seu aniversário

16/03/2020 07h50

Foto: JCA/MIRA Busto de Com João José Burke
O segundo bispo de Miracema do Tocantins, Dom João José Burke, nasceu em 16 de março de 1935 em New Jersey, Estados Unidos.

Don João José que ingressou na Ordem Franciscana em setembro de 1952 e fez os Votos Perpétuos em 20 de agosto de 1958, foi ordenado Sacerdote em 25 de fevereiro de 1961.

Após chegar ao em Brasil em 23 de outubro de 1964, recebeu sua Ordenação Episcopal como Bispo Coadjutor em 30 de abril de 1995 e no ano seguinte (25/02/1996) foi nomeado Bispo Diocesano de Miracema do Ticantins.


Foto: Arquivo/MIRA


VIDA
O Lema Episcopal: Euntes Praedicate( Ide, pregai), é uma síntese de sua vida, serviço e missão. 50 anos de Vida Franciscana, 45 anos de Sacerdócio, 42 anos de dedicados à missão no Brasil e 11 anos de Episcopado.

Motivou as pastorais diocesanas; criou a Pastoral Presbiteral; teve presença assídua nos Encontros Diocesanos; criou o Boletim Informativo, como instrumento de comunhão entre as Paróquias; fundou a escola de Formação Missionária na Diocese, apoiou as Comunidades de Base com projetos de: roda d’água, maquinas de beneficiar arroz e um caminhão. Também na produção de remédios e treinamentos de saúde para as comunidades indígenas.

D. João se dedicou ao Senhor, à Igreja e a sua Ordem com generosa disposição, respondendo de forma exemplar a sua vocação franciscana e missionária. Foi Vigário Paroquial em Porangatu e Quirinópolis, Formador no Seminário Regina Minorum e Sant’Ana, Mestre de Noviços por oito anos em Catalão e no Custodio por dois triênios de 1978 a 1984.

Na Diocese de Miracema do Tocantins levou a termo sua vocação missionária com empenho apostólico e evangelizador, se destacando pelo zelo a Igreja, pela forma paternal e amiga com que se relacionava com o Clero e as Religiosas.

Foto: Arquivo/MIRA



MORTE
O bispo Dom João José Burke faleceu ao meio dia de uma  terça-feira, 14 de março de 2006, em decorrência de complicações cardíacas.
Foi sepultado no dia de seu aniversário - 16 de março - quando completaria 71 anos de idade,  e comemoraria  dia 25 do mesmo mês, 11 anos de bispado na diocese de Miracema do Tocantins.

MISSA 
A missa de corpo presente do bispo de Miracema do Tocantins, Dom João José Burke, acontecida na manhã da quinta-feira, 16 de março, quando lotou a Catedral Santa Terezinha do Menino Jesus, A missa de corpo presente foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Alberto Taveira.

A celebração da missa de sétimo dia de falecimento aconteu no dia 20, às 19h, também na Catedral de Miracema do Tocantins. reunindo, entre os fiéis, o então governador Marcelo Miranda/MDB e a primeira-dama Dulce Miranda/MDB (atual deputada federal) e ainda quase uma centena de bispos, frades e religiosos, além de representantes da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CPT – Comissão Pastoral da Terra e das igrejas Luterana e Batista.

SEPULTAMENTO
Dom João José foi sepultado ao lado do Padre Cícero José de Sousa, nos jardins da Catedral de Miracema, naquele dia 16 de março, sob forte comoção e aplausos de centenas de pessoas presentes 

O então papa Bento VI enviou telegrama à comunidade católica de Miracema do Tocantins afirmando que aquela igreja não está órfã, mas sim aguardando um bispo sucessor, segundo afirmou o vigário geral do município, Amarildo Dias Cardoso.

Foto: Arquivo/MIRA


Histórico Dom João José Burke nasceu na pequena cidade de Teaneck, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, compondo uma família de cinco irmãos, sendo filho de pai norte-americano com descendência irlandesa e de mãe escocesa.

Estudou teologia em Washington e entrou para a ordem franciscana em 1955. Veio para o Brasil em 1964, junto a um grupo de missionários.No Estado de Goiás, atuou como pároco em Porangatu e Pirinópolis, como reitor de seminário em Anápolis e, em 1994, foi designado vigário de Goiânia. No ano seguinte, foi eleito bispo da diocese de Miracema do Tocantins , onde atuou primeiramente como coadjutor e depois como titular.

Foto: Arquivo Diocese


O primeiro Bispo de Miracema do Tocantins foi Dom Dom Jaime Collins,  (Moyvane - Irlanda - 22 de fevereiro de 1921 - Palmas, 4 de outubro de 2002) foi um bispo católico irlandês da Diocese de Miracema do Tocantins.

Foto: Arquivo/MIRA


Terceiro e atual Bispo de Miracema do Tocantins, Philip Eduard Roger Dickmans, co o busto de Dom João José

Neste sábado (14) foral celebrados terço e missa na Catedral Santa Terezinha, em memoria pelos 14 anos de falecimento do Dom João José Burke.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

COMO SURGIU O DIA DA MENTIRA - 1º DE ABRIL

Neste vídeo trazemos um breve resumo sobre a historia do DIA DA MENTIRA, como surgiu?quando? e por que? ASSISTA E CONFIRA NO VÍDEO!!!

O porque muitos chamam o dia 1º de abril por este titulo. E NÃO SE ESQUEÇA a mentira e algo terrível e desagrada a DEUS!!! (PROVÉRBIOS 12:22)

Comente

  • deu na imprensa
    21/03/24 11h02
    - Estadão destaca que o setor agropecuário negocia com o Ministério da Fazenda a antecipação de uma fatia do Plano...
  • deu na imprensa
    21/03/24 11h00
    O Globo informa que mesmo com a popularidade em queda e enfrentando dificuldades especialmente entre os evangélicos,...
  • deu na imprensa
    21/03/24 10h59
    José Wagner Praxedes fez uma apresentação da relação da Corte com o Museu Histórico do Tocantins Dentro da...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.