Tocantins, 23 de maio de 2022 - Mira Jornal - 00:00

Política

Câmara de Miracema homenageia ALIAR, Tiro de Guerra e Miracema Pedaladas.

10/05/2022 10h24

Fotos: Léo Santana/Divulgação Tribuna de Honra - Participantes.
A 67ª sessão ordinária do Legislativo da primeira capital do Estado foi realizada na noite desta segunda-feira, 9, com ênfase nas homenagens às instituições do município.

Foram outorgados diplomação de Moção de Aplausos para a ALIAR – Associação para um futuro melhor, T.G. 11.008 – Tiro de Guerra, unidade do Exército Brasileiro na primeira capital, e ainda a Associação Miracema Pedaladas.




Abrindo os trabalhos do dia, o presidente Núbio Gomes/MDB convidou para assento na Tribuna de Honra, os representantes das instituições homenageadas: Ediléia – presidente da ALIAR; 1º Sargento Silva – comandante do T.G. 11.008; e Rogério Bezerra – presidente da Associação Miracema Pedaladas.

O presidente ainda convidou o presidente do Sindicado Rural de Miracema, Juracy dos Santos, o vice-presidente da Associação Miracema Pedaladas, Jairo Faca-Fina e o coordenador local dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias, Florisvaldo Pereira.

As Moções de Aplausos, de autoria do vereador Thaller Rogério/Progressista, foram aprovadas por unanimidade. Justificando suas proposituras, O parlamentar emocionou-se ao lembrar da falecida presidente e fundadora da ALIAR, Claudia Jorge.

Sobre o Tiro de Guerra, destacou a unidade do Exército Brasileiro, comandada pelo 1º sargento Rafael Rodrigues Silva citando, inclusive, o apoio em eventos realizados pela Associação Miracema Pedalada, da qual foi fundador e presidente. Em seguida discorreu sobre as ações da associação como doações de centenas de bicicletas para crianças e milhares de quilos de arroz para famílias carentes.



Moção de Aplausos nº 002/2022 de autoria do vereador Thaller Rogério/Progressista, “à Diretoria da Associação Miracema Pedaladas”;
Moção de Aplausos nº 003/2022 de autoria do vereador Thaller Rogério/Progressista, “à Diretoria da Associação ALIAR”;
Moção de Aplausos nº 004/2022 de autoria do vereador Thaller Rogério/Progressista, “ao Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 11-008, Senhor Rafael Rodrigues Silva – 1º Sargento”.



REQUERIMENTOS
Também foram discutidos e aprovados por unanimidade os requerimentos:

Ver. Thaller Rogério/Progressista – “Requer ao Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que viabilize junto ao setor competente a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s para os servidores do Cemitério Municipal” – Subscrito pelo pares, Sírio Cabeleireiro, Assis Moura e Lucas de Lucca; e ainda “um estudo para construção de um quebra-molas na Rua Pedro de Assunção Santana, em frente ao Bar Vitória, no setor Santa Filomena.

Ver. Adão Pedreiro/MDB - – “Requer ao Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que viabilize junto a Secretaria competente, “Patrolamento no Assentamento Novo Mundo”; também o “Encascalhamento da estrada que liga a Barra do Rio Providência”; e o “Encascalhamento na estrada da Região dos Biés”. Proposituras subscritas pelos pares, Sírio Cabeleireiro, Assis Moura, Lucas de Lucca, Edilson Tavares e Núbio Gomes.

GRANDE EXPEDIENTE

Em pronunciamento no Grande Expediente, o vereador Thaller Rogério destacou Florisval Pereira por sua luta em Brasília em prol da aprovação da PEC que assegura benefícios dos Agentes Comunitários, justificou as Moções de Aplausos de sua autoria e discorreu sobre os 10 anos da Associação Miracema Pedaladas.

O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Núbio Gomes, ressaltou que é momento de gratidão, avaliando a gestão municipal como “comprometida com o respeito ao dinheiro público”.
Comentou sobre a festa que a Prefeitura fez para as mães do município, parabenizando os secretários e todos os envolvidos com a organização que classificou como impecável.
Gomes ainda discorreu sobre as obras entregues pela gestão – citando a Escola Francisco Noleto e as seis motos para agentes de saúde - e as que deverão ser entregues à população, como a nova Feira Coberta da parte alta da cidade, a reforma da Policlínica e a Creche do St. Mustafá Bucar. O presidente ainda citou a construção em breve, já em processo de licitação, da Escola Rural na Região da Ilha da Ema. “Estou satisfeito e sinto orgulho em estar do lado da prefeita Camila Fernandes”, arrematou.

Já o vice-presidente Assis Moura/Progressista, parabenizou todas as mães pelo dia transcorrido no domingo, 8, com uma mensagem para as mães miracemenses.

O petista, Professor Lucas de Lucca, cumprimentou os pares, servidores e assistência, destacando as autoridades assentadas na Tribuna de Honra e parabenizando Florisval Pereira pela aprovação da PEC 022 no Senado federal.
Também destacou a aprovação do Piso Nacional da Enfermagem e a realização do 6º Desafio MTB realizado pela Associação Miracema Pedaladas.

O vereador parabenizou o suplente de vereador Paulo Cavalcante/PP, pelo trabalho social que vem desenvolvendo, citando construção e ampliação de casas de munícipes.

Lucas discorreu sobre a suspensão da greve dos profissionais da Educação no município e leu uma nota de esclarecimento do SINTET assinada pelo presidente Iata Anderson.

Sírio Ferreira, conhecido popularmente por Sírio Cabeleireiro,” com a peculiar elegância que se apresenta na Tribuna”, comentou uma assitente, cumprimentou os pares e assistência nominalmente, fez referencia ao fundador e ex-presidente da ACIAM (Associação Comercial e, Industrial e Agropecuária de Miracema), Elpídio Rodrigues Alves, como “uma caminhonete carregada de história”, devido inúmeras ações e serviços prestados ao município.
Também exaltou Juarão, como é conhecido o presidente do Sindicato Rural, Juracy dos Santos.

Durante sua fala, atendendo pedido de ‘questão de ordem’ do colega Thaller, preferiu ficar em silencio quando foi questionado sobre a omissão do nome do vice-prefeito Aprijo Ribeiro - seu correligionário de partido - da placa referente à obra de reforma da Escola Francisco Martins Noleto.

Em seguida o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Edilson Tavares, também em ‘questão de ordem’, disse ter recebido naquele momento o comunicado de que o senador Eduardo Gomes/UB havia indicado os R$ 6 milhões prometidos para asfaltamento do setor Universitário.

TRIBUNA LIVRE

Participaram da Tribuna Livre, com tempo reduzido devido à hora, o coordenador dos Agentes Comunitários no município, Florisval Pereira, o presidente da Associação Miracema Pedaladas, Rogério Bezerra e o presidente do Sindicato Rural, Juracy dos Santos, o Juarão.

Florisval discorreu sobre o trâmite da PEC 009, que versa sobre os vencimentos da categoria, na Câmara dos Deputados, aprovada por maioria absoluta, inclusive com votos dos 8 parlamentares federais do Tocantins, e também, da mesma forma, a aprovação da PEC 022 denominação da mesma PEC no Senado Federal.
“Agora resta a PEC ser sancionado pelo presidente Bolsonaro”, vislumbrou.

O médico veterinário Rogério Bezerra, servidor público concursado, que assumiu recentemente a presidência da Associação Miracema Pedaladas, apresentou um relato sobre as conquistas adquiridas nos eventos e apoios recebidos pelas classe empresarial e política do estado.

O popular Juarão, falou das dificuldades da realização da Expo'Miracema, agradeceu os apoios que tem recebido e enalteceu a tradicional festa da agricultura miracemense. Fez referencias ao apoio tradicional do Tiro de Guerra de Mirracema durante seus eventos e,controlando sua emoção ao falar do ex-comandante do TG 11-008, Osmar Gomes Lima, quando contou um epsódio dos anos 90, ocasião que o municipio estava em regime de calamidade pública e o Estado sob greve da Policia Militar, impedindo, a critério do juiz da época, de realizar a Exposição Agropecuária por falta de segurança.

Juracy dos Santos conta que pediu socorro ao amigo Osmar Gomes, que teria ligado para um general em Brasilia e garantiu a segurança da festa com seus 40 soldados/atiradores da unidade do Exército no município. Na abertura da Exposição Agropecuária, em seu discurso teria agradecido, ao que chamou de "General da Agricultura", pela realização do evento.
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Retrato da política nacional - Mas... O pulso ainda pulsa

Comente

  • jose professor
    20/04/22 07h39
    Não é justo e nem coerente que a falta de um ACORDO que atenda ambas as partes envolvidas impeça o desenvolvimento de...
  • Jose Professor
    05/04/22 08h16
    E a BRK com a obra de instalação do ESGOTO SANITÁRIO? Tudo parado e ninguém fala nada? O que está acontecendo?
  • jose professor
    13/02/22 08h04
    Ouço a boca miúda que a Prefeitura de Miracema quer exigir "comprovante de vacina" para que se frequente as...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.