Tocantins, 19 de abril de 2021 - Mira Jornal - 00:00

Educação

Estudantes de seis escolas públicas do Tocantins recebem kits escolares personalizados do programa EDP nas Escolas

01/04/2021 08h37

Foto: Divulgação
Lajeado, Miracema, Paranã, Peixe e São Salvador já foram contempladas com a entrega de kits escolares ;
A iniciativa, com apoio da Investco e Enerpeixe, beneficiou 1.205 alunos da rede de ensino do Estado


O programa EDP nas Escolas retomou suas atividades no estado em meados de março e seis escolas públicas das cidades de Lajeado, Miracema, Paranã, Peixe e São Salvador já foram contempladas com a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil, como mochila, cadernos, lápis, apontador, canetas, entre outros.

No decorrer do ano serão promovidas ainda capacitações para professores, melhorias na infraestrutura física e webinares.

A iniciativa, que conta com apoio da Investco e da Enerpeixe, beneficia diretamente 1.205 alunos do 1º ao 5º ano da rede pública do estado. São contempladas pelo programa as escolas Juscelino Kubitscheck, em Lajeado, Francisco Martins Noleto, em Miracema, Barreiro, em Paranã, Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Peixe, Francisco Ribeiro, em Peixe, e Novo Milênio, em São Salvador.

Em 2021, o programa traz o tema as “Mudanças Climáticas” e explora o atual contexto mundial, alinhado aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A temática está sendo trabalhada integrando os pilares da educação inclusiva. Nacionalmente, o projeto atenderá 10.700 alunos em 44 escolas de nove estados brasileiros, beneficiando pela primeira vez escolas indígenas no Mato Grosso e Pará.

A iniciativa chega a sua 19ª edição e é o principal projeto do Instituto EDP, instituição que gerencia os investimentos socioambientais do Grupo EDP. O programa acontece em conjunto com as secretarias municipais de educação, promove ações durante o período letivo, visando a melhoria da qualidade da vida estudantil. A ação incentiva, capacita e premia o potencial criativo de crianças e adolescentes nas escolas.

O contexto de pandemia fez com que o programa sofresse adaptações de acordo com a necessidade das escolas. Para isso, foi feito um diagnóstico de todas as instituições participantes, que servirá como base para o desenvolvimento das atividades em cada uma delas.

Ao longo do ano, os alunos passarão ainda por ações de incentivo à leitura e terão experiências extra curriculares de realidade virtual, a fim de estimular o processo de aprendizagem. Já para os docentes, o programa oferece capacitação formatada dentro da base nacional curricular e realiza webinares, com objetivo de discutir temas de interesse. Além de benefícios para estudantes e professores, as escolas recebem apoio para melhoria da infraestrutura.

O EDP nas Escolas está alinhado à BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Em 2019, segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribuiu fortemente com o Desempenho Educacional, incentivou a leitura e a escrita e conscientizou a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos.

“A educação segue sendo um dos pilares da atuação do Instituto EDP. Nesse sentido, o programa EDP nas Escolas tem contribuído ano a ano para a melhoria do ensino nas instituições que beneficia. Temos boas perspectivas de que os resultados permaneçam positivos em 2021”, comenta Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 96,5 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre a Investco

A Investco é responsável pela operação e manutenção da UHE Lajeado. Com capacidade instalada de 902,5 MW, o empreendimento, construído no Rio Tocantins, opera a fio d’água. Considerada a segunda melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel, a Usina é referência em segurança e sustentabilidade, sendo certificada nas normas ISO 55001, ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam sua excelência na gestão dos ativos; na qualidade dos serviços prestados; na gestão ambiental e na gestão da saúde e segurança do trabalho.

Sobre a Enerpeixe S.A.

A Enerpeixe S.A. é responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical. Com potência instalada de 498,75 MW, o empreendimento está localizado no Rio Tocantins, na região sul do estado do Tocantins. Considerada a melhor hidrelétrica do Brasil em ranking da Aneel, é certificada com a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, possui o Selo Ouro em Energia Sustentável, concedido pelo Instituto Acende Brasil/PricewaterhouseCoopers (PwC). Em 2019, a hidrelétrica recebeu pela nona vez o selo de ‘’Empresa Amiga da Criança’’, da Fundação Abrinq, que reconhece as organizações que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
(Da Ascom/Sarah Pires e Alanna Moreira)


   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Roberto Carlos com Garrincha, Pelé e Rivelino/ Canzone per te - Especial 1977

LEMBRANDO ..../O cantor Roberto Carlos em seu Especial de Natal no ano de 1977 deu bastante destaque ao futebol e a copa do mundo que aconteceria no ano de 1978 na Argentina. 03 grandes ídolos desse esporte participou do seu programa como destaque ,Garrincha, Pelé e Rivelino em bate papos descontraídos. Os próprios clipes musicais eram recheados de imagens de futebol que chegaram a preencher boa parte do programa .Reveja agora a participação dos grandes jogadores com Roberto Carlos.

Comente

  • Jose Professor
    17/04/21 08h33
    A existência de uma Lei não aplicada anteriormente e agora acionada fará com que nossa Miracema fique mais LIMPA e...
  • Jose Professor
    07/04/21 09h37
    As coisas não estão fáceis. Não nos resta a menor dúvida. Todavia venho de público agradecer a equipe dos Recursos...
  • Jose Professor
    26/03/21 10h31
    Nem bem foram concluídas as coletas do lixo "não domiciliar" nas ruas de nossa Miracema e já temos lixo...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.