Tocantins, 25 de novembro de 2020 - Mira Jornal - 00:00

Policia

Gabinete de Monitoramento da Segurança avalia como positivo o domingo de eleições no Tocantins

16/11/2020 07h32

Foto: Divulgação As ações das forças de segurança do Estado do Tocantins estiveram concentradas durante todo este domingo, 15, no Gabinete de Monitoramento.
Dia transcorreu sem ocorrências de grande vulto. Crime eleitoral com maior incidência registrado durante foi o de boca de urna.

As ações das forças de segurança do Estado do Tocantins estiveram concentradas durante todo este domingo, 15, no Gabinete de Monitoramento, que serviu de base para centralizar e sistematizar todas as ocorrências do Estado relacionadas às eleições municipais 2020.

Instalado nas dependências do Sistema Integrado de Operações (SIOP), no Quartel do Comando-Geral, o Gabinete de Monitoramento esteve a todo o momento conectado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do Ministério da Justiça, responsável por reunir e acompanhar em tempo real as informações e possíveis ocorrências durante as eleições de todos os estados da federação. O balanço geral dessas ocorrências, no entanto, com números, naturezas e demais informações será divulgado durante a semana.

Neste domingo, o Gabinete atuou de forma rápida e monitorou centenas de ocorrências, registrando com maior incidência, o crime de Boca de Urna, previsto no Artigo 39, parágrafo quinto, II, da lei 9.504/97.

As forças de segurança estaduais atuaram de maneira supletiva, e dentro de suas respectivas competências, uma vez que os crimes eleitorais estão sob jurisdição da Justiça Federal, sendo atribuição da Polícia Federal as ações investigativas.

Avaliação

Sobre a atuação do Gabinete de Monitoramento, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, observou que as forças de segurança se prepararam para que o processo eleitoral transcorresse de forma tranquila, e conseguiram atender a todas as demandas do Estado. "O trabalho coordenado e integrado contribuiu para o êxito das eleições", frisou.

O diretor do SIOP, delegado de polícia, Ricardo Real, fez uma avaliação positiva da atuação do Gabinete. Segundo ele, as ocorrências registradas foram normais para o contexto. Ele destacou que a experiência superou as expectativas e nenhuma ocorrência de grande vulto foi registrada. “A comunicação fluiu, conseguimos alcançar muitas tomadas de decisões assertivas. A experiência foi a melhor possível”.

Plano estratégico

O Gabinete de Monitoramento faz parte do Plano Estadual Integrado de Segurança Pública do Tocantins (PEISP) para atuação nas Eleições Municipais de 2020. O PEISP foi elaborado para dar suporte à realização do pleito eleitoral de 2020 deste domingo. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Participaram da elaboração do PEISP representantes da Segurança Pública, Órgãos e Agências (IOA's) federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada.

Compôs o Gabinete de monitoramento, além dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade.
(Da Dicom SSP TO/Camilla Negre)


   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Rio Tocantins - Miracema do Tocantins / Brasil

Comente

  • Elcio
    24/11/20 12h10
    É isso Márcia, ela sabe quem é quem. E ela sabe que tem um vice
  • marcia moreira
    22/11/20 13h11
    tem gente falando q camila vai ser comandada por assessore e baba ovos e acho que naum ela e mulher preparada e...
  • AILTON FERREIRA ARAUJO
    17/11/20 13h58
    Tânia...melhor e Camila do que o Saulo,,,,pagar que conta so se o ex-prefeito deixar ai a Camila tem que pagar...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.