Tocantins, 05 de março de 2021 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Mateiros e São Félix celebram aniversário de 30 anos de emancipação política

22/02/2021 07h13

Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins Serra da Catedral está localizada entre as cidades de São Félix e Novo Acordo
O município de Mateiros ocupa a maior parte da região ecoturística do Jalapão, onde também fica localizado o Parque Estadual do Jalapão. Nesse sábado, 20, a cidade comemorou 30 anos de emancipação política, sem a realização dos tradicionais festejos por conta da pandemia do novo Coronavírus para evitar aglomerações e a proliferação da doença.


Peças em Capim Dourado produzidas pelas artesãs do Povoado Mumbuca


Localizada na região leste do Tocantins, a cidade de Mateiros, a 310 km da capital, Palmas, é referência na produção do artesanato em capim dourado. É na zona rural do município que está localizado o povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo, de onde se originou a produção das peças com esta matéria-prima.

A cidade de Mateiros recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região. Nessa região, encontram-se as trilhas e os mirantes da Serra do Espírito Santo, Dunas, Fervedouros, além da cachoeira do Formiga, cachoeira da Velha e a Prainha do Rio Novo.

São Félix do Tocantins


Dunas do Jalapão encantam os visitantes do mundo inteiro

O município de São Félix, também localizado no Jalapão, completou nesse sábado, 20, aniversário de 30 anos de emancipação política. O município está localizado a 263 km de Palmas. O povoamento do município se iniciou com migrantes nordestinos vindos principalmente do Piauí, Maranhão e Bahia, surgindo como arraial em 1736.

Geograficamente, é o mais central do Jalapão, limitando-se ao norte, com o município de Lizarda; ao sul, com Mateiros; a oeste, com Novo Acordo; e a leste, com o estado do Maranhão.

São Félix sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (Monacc), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. Entre os atrativos do município, estão a Praia do Alecrim, o Fervedouro do Alecrim, a Cachoeira da Jalapinha, a Serra da Catedral e o Povoado do Prata.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, Mateiros e São Félix são importantes municípios da região do Jalapão que traduzem as riquezas culturais e turísticas do Tocantins. “Em nome do governador Mauro Carlesse, parabenizamos os municípios que contribuem para atração de turistas e da preservação da cultura local, favorecendo a geração de renda para toda a comunidade”, destaca.
(Da Secom TO/Wladimir Machado)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Mattos Nascimento fez homenagem para Moisés 'da Sercon' Costa

No grande culto aberto promovido pelo COPAMEM, dia 24 de agosto de 2018,  o cantor gospel Mattos Nascimentos, homenageou o então prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa/MDB, no Dia Municipal do Evangélico.em 2018

Comente

  • JOSE PROFESSOR
    29/01/21 16h38
    Desde quando uma pessoa só pode ser atendida nos Postos de Saúde Municipais de Miracema só após 10 dias de sintomas?...
  • JOSE PROFESSOR
    24/01/21 10h14
    A Alcaide, com certeza, está pressionada pelas falhas existentes e recebidas de seu antecessor e auxiliares.Não há...
  • JOSE PROFESSOR
    16/01/21 09h52
    Por qual motivo as autoridades competentes (Judiciário e PM e PC)não corrigem esta discrepância sonora que são os...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.