Tocantins, 25 de novembro de 2020 - Mira Jornal - 00:00

Entretenimento

Live musical nesta sexta-feira, 20, oferece música instrumental e contemporânea com o Coletivo N·S·L·O

20/11/2020 08h07

Foto: Divulgação
Vai ter música instrumental, autoral, contemporânea e de graça nesta sexta-feira, 20.

O palco o público é que escolhe, pode ser uma televisão, tablet, celular, computador ou qualquer outra ferramenta para acessar a Live do Coletivo N·S·L·O.

A transmissão acontecerá às 19h30 no canal do Youtube do grupo. A Live oferecerá bate-papo sobre processo de gravação e apresentação de trechos das obras. “Será um envolvente momento de interatividade com o público, pois vamos apresentar algumas obras do Coletivo e bater muito papo sobre produção musical, carreira, música instrumental, autoral, trajetória do Coletivo e muito mais”, define o proponente do projeto e compositor, Heitor Oliveira.

Na ocasião, os artistas que representam as mais diversas regiões do País apresentarão repertório do álbum, “Charlatório”. De acordo com Heitor Oliveira, a proposta é apresentar uma pesquisa artística inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. “Distingue-se, principalmente, pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de performance musical, tais como a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais”, adianta o Heitor Oliveira.

Todas as obras musicais são autorais e o grupo é formado por Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões (violonista), Sabrina Souza (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa. “Ao longo da apresentação, também realizaremos uma conversa com o público, por meio da Live, sobre o processo de gravação e apresentação de trechos das obras”, ressalta Heitor Oliveira.

O projeto é patrocinado pelo Banco da Amazônia (Basa), por meio do Edital de Patrocínios 2020. O projeto foi desenvolvido pelo artista para que o Coletivo aproveitasse a passagem por Palmas em uma apresentação musical para gravar o álbum em estúdio da cidade. Contudo, por conta da pandemia, a proposta foi adaptada para gravação e lançamento remoto. O Coletivo busca promover um processo de colaboração entre compositor e intérpretes por meio de um percurso geográfico pelos locais de origem ou atuação de seus integrantes.

Coletivo
A relação com os pontos cardeais no nome do Coletivo N·S·L·O não é um acaso. O grupo de música instrumental é formado por artistas das mais diversas regiões do País (e até do mundo) que se uniram com o intuito de fortalecer e propagar a música autoral e contemporânea: Gina Arantxa, de Cali (Colômbia) e atualmente reside em Porto Alegre; Renan Simões e Sabrina Souza, de Vitória (ES), e residem em Mossoró (RN); Dario Rodrigues Silva, de Caçapava – SP; e Heitor Oliveira, de Palmas (TO). Os cinco músicos se conheceram em Porto Alegre (RS), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nos anos de 2017 e 2018, o Coletivo circulou por cinco cidades com projeto patrocinado pelo “Rumos Itaú Cultural” com apresentações e oficinas de criação colaborativas entre os integrantes do grupo e também atividades abertas ao público local, como mesas-redondas, ensaios abertos, concertos e masterclasses. Em cada localidade, de novembro de 2018 a fevereiro de 2020, uma nova obra foi criada e apresentada ao público local, o que formou o álbum “Charlatório”.

Porto Alegre foi (RS) a sede do primeiro encontro do projeto patrocinado pelo Rumos Itaú Cultural, onde foi criada e apresentada a canção “Prelúdio”. Na cidade de Mossoró (RN), onde moram os violonistas Renan Simões e Sabrina Souza Gomes, foram exibidas as composições "Novos Sururus e Quiprocós de um Convescote Chumbrega", para flauta, piano e assistência, e "Tudo É Perdido Quando o Desejo Fica Repartido", para casal de violonistas e assistência. Em Ribeirão Preto (SP) foi apresentada a composição "Charlas, Experiências Musicais Intimistas" e em Cáli (Colômbia) "Episódios de Viagem".

O encerramento da turnê estava prevista para abril de 2020, em Palmas, com o grande concerto que incluiria a peça "Episódios de Viagem III: Rosa dos Ventos" e todas as outras composições criadas durante o projeto. Contudo, por conta da pandemia, a apresentação foi cancelada e o projeto foi integralmente adaptado para a modalidade remota.

Serviço

O quê – Live com performance musical do Coletivo N·S·L·O

Quando – Sexta-feira, 20,

Onde – Canal do Coletivo N·S·L·O, no Youtube

Apresentação gratuita 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Rio Tocantins - Miracema do Tocantins / Brasil

Comente

  • Elcio
    24/11/20 12h10
    É isso Márcia, ela sabe quem é quem. E ela sabe que tem um vice
  • marcia moreira
    22/11/20 13h11
    tem gente falando q camila vai ser comandada por assessore e baba ovos e acho que naum ela e mulher preparada e...
  • AILTON FERREIRA ARAUJO
    17/11/20 13h58
    Tânia...melhor e Camila do que o Saulo,,,,pagar que conta so se o ex-prefeito deixar ai a Camila tem que pagar...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.