Tocantins, 19 de setembro de 2021 - Mira Jornal - 00:00

Política

Vereadores de Miracema deliberam proposituras de interesse público que beneficiam comunidades rural e urbana

13/09/2021 23h28

Fotos: Léo Santana Mesa Diretora da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins
Os parlamentares municipais da primeira capital confirmaram em segunda votação a extinção da possibilidade de reeleição na Mesa Diretora, aprovaram a criação do Conselho Municipal do Idoso e a denominação do próximo Campeonato Municipal de Futebol Amador, como Campeonato Arias Gomes.



Foram realizadas duas sessões ordinárias nesta segunda-feira, 13, quando também foram deliberados projetos de leis do Executivo e do Legislativo, indicações para o Governo do Estado e diversos requerimentos parlamentares.

Após a leitura do texto bíblico feita pelo vice-presidnte Assis Moura/PSD, o presidente do Legislativo, vereador Núbio Gomes/MDM convocou o 1º secretário da Casa, Edilson Tavares para leituras das proposturas, a saber:

A Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal, nº 001/2021, que dispõe sobre alteração dos parágrafos 1º e 3º do Art. 32 da referida lei, foi aprovada também por unanimidade em segundo turno.

EXECUTIVO
Três Projetos de Lei (PL nº 014 e PL nº 015) do Executivo Municipal, que autorizam ajuda de custo para despesas de viagem para tratamento de saúde de munícipes, foram aprovados, juntamente com o PL nº 016, que dispõe sobre incluir profissionais da saúde na relação da criação as ‘Gratificação Temporária’ aos servidores que exerçam suas funções diretamente no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus de que trata a Lei Municipal nº 622/2921, de 20 de abril de 2021.

LEGISLATIVO
O Projeto de Lei nº 025/2021 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, em Miracema do Tocantins, de autoria do vereador Thaller Rogério/Republicanos, também foi votado e aprovado em regime de urgência, atendendo solicitação do autor, com aprovação por unanimidade.

O presidente Núbio Gomes/MDB convidou o suplente de vereador Eliomar do Chato, para assento na Tribuna de Honra da Casa,



O suplente de vereador Eliomar do Chato foi recepcionado pelo edis
Assis Moura, vice-presidente da Câmara e Thaller Rogério


REQUERIMENTOS
Após leitura feita pelo primeiro secretário Edilson Tavares/MDB na segunda sessão da noite, foram aprovados por unânimidade as segintes requerimentos:

Ver. Cirilo Douglas/PP – “Requer do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins que viabilize junto ao órgão competente, o Reparo da Iluminação na Rua Deusina, de frente o nº 888, Qd. D, lote 05, setor Santos Dumont”.

Ver. Sírio Cabeleireiro/Solidariedade – “Requer do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que um faça estudo para construção d quebra-molas na Rua 3 e na Rua Eulália Machado, no setor Novo Horizonte”; “... que dê continuidade na perfuração de um poço artesiano, ou que faça um novo, na Associação de Moradores da Faz. Esperança”; “... que adquira uma máquina ‘Ensiladeira’ para atender pequenos produtores na produção de ração”.

Ver. Prof. Lucas de Lucca/PT – “Requer do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que viabilize junto ao órgão competente, a regularização para a falta de água no EMEC Vale do Tocantins, no Assentamento Irmã Adelaide”. Subscrito pelo vereador Cabo Agenor/Solidariedade; “... que viabilize a revitalização do espaço de areia da Praça Mãe Domingas, para a prática de vôlei de areia”. Subscrito pelos pares, Núbio Gomes/MDB, Cabo Agenor e Sírio Cabeleireiro, ambos do Solidariedade.

Eudes Branquinho/PP – “Requer ao Poder Público Municipal, que viabilize a implementação de entrada do lixão de Miracema”; “... que viabilize a disponibilização de um ‘contêiner’ para descarte de lixo na TO-445, em frente ao loteamento Jardim dos Buritis” e ainda outro ‘contêiner’ “para descarte de lixo na região das chácaras, às margens do Rio Tocantins, conhecida como vazante”.

Ver. Thaller Rogério/Republicanos - “Requer do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que viabilize junto ao setor competente, o encascalhamento da estrada que dá acesso ao Rancho Beira Rio”.
O vereador ainda é autor de duas ‘Indicações: (nº 005), que “Indica ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, que através da pasta competente, destine recursos para a reforma do Ginásio de Esportes Irmã Beatriz”; assim como a Indicação nº 006, como mesmo efeito para o Estádio de Futebol Castanheirão.

Ver. Núbio Gomes/MDB (Presidente) - “Requer do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, e junto a Secretaria Competente, que o próximo Campeonato de Futebol Amador, seja idealizado com o nome de ‘Campeonato Municipal Arias Gomes”. Subscrito por Cabo Agenor, Sírio Cabeleireiro e Prof. Lucas de Lucca.

PRONUNCIAMENTOS
Logo mais o mirajornal.com mostra como foi o ‘Grande Expediente’, quando os vereadores fizeram pronunciamentos, com elogios e criticas à gestão municipal, além do que trouxeram de Brasília/DF para o município, quando a Câmara Municipal participou pela 5ª vez da Marcha Nacional dos Vereadores, no período de 24 a 27 de agosto último.

Vereadores de Miracema do Tocantins:

Núbio Gomes/MDB (Presidente);
Assis Moura/PSD (Vice-presidente);
Edilson Tavares/MDB (1º Secretário);
Cabo Agenor/Solidariedade (2º Secretário);
Adão Pedreiro/MDB;
Sírio Cabeleireiro/Solidariedade;
Cirilo Douglas/PP;
Eudes Branquinho/PP; Lucas de Lucca/PT;
Thaller Rogério/Republicano;
e Tânia Precata/PSD.
  

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

A festa da Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus

Comente

  • Redação
    25/08/21 14h04
    Parabéns Miracema pelos seus 73 anos. As cidades são como as pessoas sentem quando a ingratidão chega a sua porta....
  • Jose Professor
    14/08/21 09h57
    Não é a primeira vez que reclamo. Não é novidade o barulho infernal causado pelos carros de som na comunidade. Me...
  • Roberto Martins
    13/08/21 09h43
    Verdade mesmo. Eu li a entrevista no site no Mira Jornal e ouvi pela Rádio Miracema FM. Foi num domingo de manhã...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.