Tocantins, 27 de julho de 2021 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Adapec realiza monitoramento de ocorrência de raiva em Pedro Afonso e região

20/07/2021 17h23

Foto: Adapec/Governo do Tocantins No início do mês de junho foi registrado um caso de raiva em Bom Jesus do Tocantins, que fica a aproximadamente 7 km de distância de Pedro Afonso -
Ação será realizada entre os dias 21 e 28 de julho

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), por meio do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, realizará a partir desta quarta-feira, 21, atividades de monitoramento da ocorrência da doença no município de Pedro Afonso e região.

A atuação seguirá até quarta-feira da próxima semana, 28, e inclui orientação aos criadores de bovinos, equídeos, ovinos e caprinos quanto à vacinação e demais cuidados de prevenção.

No início do mês de junho foi registrado um caso de raiva em Bom Jesus do Tocantins, que fica a aproximadamente 7 km de distância de Pedro Afonso.

Na região, os produtores rurais informaram que detectaram espoliações (sugadura) de morcegos em herbívoros. “Diante do comunicado, a Agência envia equipe para monitorar possíveis abrigos de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural, faça captura destas espécies em currais e outros esconderijos, bem como promova orientação quanto a importância da vacinação e os cuidados”, explica Raydleno Mateus, responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros.

Quando há suspeita da doença no animal, a Adapec faz o atendimento e envia o material coletado para o laboratório. No caso de positivo, a propriedade é considerada foco e tanto ela quanto as áreas periféricas são monitoradas por 90 dias. Além disso, os casos positivos são imediatamente informados à Secretaria Estadual da Saúde (SES) para realização dos protocolos devidos em humanos que tiveram contato com animais suspeitos ou infectados.

Em 2020, foram registrados sete casos da doença em todo o Estado. No primeiro semestre de 2021 foram notificados 14 casos. Vale ressaltar, que a forma mais eficaz de prevenção é a vacinação anual dos animais e um reforço com 30 dias nos primovacinados (que recebem a dose pela primeira vez), em conjunto com outras medidas sanitárias.

Apoio
A Adapec conta com o auxílio do mapa de calor, que é uma base de dados coletada por meio de informações dos produtores rurais sobre a presença de animais com sugaduras por morcegos.

A ferramenta é atualizada semestralmente pelo Núcleo de Estudos Avançados em Geoprocessamento e Estatísticas (Neage) da Adapec, que apresenta dados científicos sobre a ocorrência nas regiões de maior risco para a enfermidade. Os dados são fundamentais para o direcionamento de ações específicas no Tocantins.

Sintomas
O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral e morte.

A Agência alerta que o produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia em relação à defesa agropecuária, o produtor pode entrar em contato também, por meio do Disque Defesa no 0800 063 11 22.
(Da Secom TO/Dinalva Martins)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Vou de Tocantins Praia do Funil

Chegamos a mais um destino do projeto #voudetocantins ☀️ mês de julho, mês das praias no nosso Tocantins e nada melhor que o vídeo desse mês ser em umas das melhores praia de água doce do To📍@praiadofunilmiracema : fica no município de Miracema do Tocantins, há 78km da capital Palmas.

A praia possui infraestrutura completa, com bares, restaurantes, brinquedos aquáticos, tirolesa, esportes, pousada, área de camping e estacionamento privativo. Faz um cenário perfeito para curtir e viver momentos incríveis com a família e amigos


Produtora Lumos Filmes

Comente

  • Jose Professor
    15/06/21 08h49
    Os EDIS miracemenses tiveram uma reunião esclarecedora com a BRK. Todavia as conversas tiveram "inicio e...
  • Jose Professor
    03/06/21 08h50
    Os EDIS miracemenses estão passando da hora de apertar a BRK no sentido de reiniciar os serviços de Esgoto Sanitário...
  • Jose Professor
    17/04/21 08h33
    A existência de uma Lei não aplicada anteriormente e agora acionada fará com que nossa Miracema fique mais LIMPA e...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.