Tocantins, 19 de May de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Policia

PMTO divulga resultados da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas

08/05/2024 09h34

- Foto: Divulgação Os dados divulgados são dos primeiros meses deste ano.
Entre os dias 01 de janeiro a 30 abril, na Operação foram realizadas prisões por crimes como: tráfico de drogas, roubo e adulteração de veículo automotor.

Nesta terça-feira, 07, a Polícia Militar apresentou o resultado parcial da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas. A ação possui como objetivo manter o policiamento ostensivo e preventivo nas regiões de divisas com outros estados, com ações de repressão e prevenção à criminalidade, alinhadas à ações de inteligência e investigação, em parceria com outras forças de segurança.

Na PMTO, os policiais militares pertencentes ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) são os atuantes na operação, atuando em ações ostensivas de prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas regiões de divisas do Estado do Tocantins e áreas de interesse operacional, por meio da atuação integrada entre as Unidades Operacionais da PMTO e demais órgãos de segurança pública, com vistas à repressão criminal, em especial, delitos transnacionais e crimes conexos.

Os dados apresentados da Operação Protetor das Fronteiras e Divisas são de 01 de Janeiro a 30 de abril deste ano. Nesse período, foram realizados, no âmbito da operação, um total de 109 registros de ocorrências. Entre esses, 47 foram de prisões e apreensões referentes aos crimes de: roubo, tráfico de drogas, cumprimento de mandado de prisão, e adulteração de veículo automotor. Ainda sobre os números, foram lavrados 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

No Tocantins, inclusa nos dados desta operação, está a ocorrência do mês de março deste ano, por exemplo. A PMTO, em conjunto com a Polícia Civil, prenderam um homem de 40 anos por tráfico interestadual de drogas, sendo localizada na boleia do caminhão aproximadamente 15 kg de substância análoga a pasta base de cocaína. Esta prisão e apreensão aconteceu na rodovia BR-153 próximo à divisa do estado do Tocantins com o Goiás.

O Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ao comentar sobre a operação, ressaltou a a sua importância. “Os nossos policiais estão efetuando um bom trabalho na prevenção da criminalidade no Estado. Realizar policiamento ostensivo e preventivo nas divisas do Tocantins está sendo importante para que a nossa região continue segura”, destacou o Coronel Barbosa.

Operação Protetor das Fronteiras e Divisas

A Operação Protetor das Fronteiras e Divisas é a antiga Hórus e está inserida no Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), sendo coordenada, em âmbito do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), pela Coordenação-Geral de Fronteiras e Amazônia da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Essa Operação busca fortalecer a prevenção, vigilância, fiscalização e o controle nas regiões de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional por meio da atuação integrada de órgãos de segurança pública, de controle aduaneiro, de defesa, de fiscalização e de outras instituições cuja atuação se fizer necessária, nas três esferas de governo.
 Ascom PMTO/Polícia Militar do Tocantins

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Comente

  • deu na imprensa
    10/05/24 09h47
    A Constituição Estadual ganha um novo artigo: o 122-A, ratificando o dever do Estado para com as políticas públicas...
  • deu na imprensa
    09/05/24 15h16
    A necessidade de regulamentar a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio surge devido à suspensão, pelo...
  • deu na imprensa
    13/04/24 10h30
    A Executiva do PT de Palmas aprovou em plenária a formação de um bloco político junto com a prefeita Cinthia Ribeiro...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.