Tocantins, 28 de April de 2024 - Mira Jornal - 00:00

Uma verdade nua e crua

Uma verdade nua e crua

Tuesday, 30 de August de 2011, às 15h 53min

Miracema do Tocantins guarda uma mágoa decana do governador José Wilson Siqueira Campos, isto é público e notório na primeira capital do Tocantins. A origem desta mágoa também é de sabedoria popular: Siqueira arrancou a capital - embora provisória - da cidade sem dar tempo nem obrigado. Apenas puniu um povo a despeito de desavenças com o então prefeito Sebastião Borba. De lá para cá, a ex-Bela Vista que agora completa 63 anos, tem convivido com altos e baixos: altos como a construção da Usina Hidroelétrica, a subestação da Eletronorte, a passagem da Ferrovia Norte/Sul; e baixos como a perda de 50% dos direitos do ICMS da UHE, a perda da sede administrativa da Subestação, a mudança da construção da estação multimodal que carregaram para Porto/Palmas, deixando apenas o apito do trem, quando passar. O que agrava tudo isso é que o braço direito de Siqueira, seu homem forte, irmão camarada, Raimundo Boi é daqui e nem por isso Siqueira Campos considerou. Hoje, Raimundo Boi paga pelo que Siqueira fez a Miracema. Mesmo quando teve o papel, não teve a caneta. Só ele (Boi) sabe de sua dor e, tenho certeza, embora jamais tenha dito: quantas vezes o Boi chorou por não poder fazer o que a cidade onde nasceu pedia para fazer. Talvez fosse como estar acorrentado na proa de um barco e vê a mãe querias cair e, em altos e baixos, subir e afogar até que a morte ou o progresso venha.

A Ponte de Miracema está pronta... e agora?

A Ponte de Miracema está pronta... e agora?

Tuesday, 16 de August de 2011, às 08h 36min

Duas décadas se entre o sonho e a realidade, tempo transcorrido para corrigir um descaso histórico com a cidade que serviu de berço nascedouro do Estado.
Tudo começou quando Miracema, então do Norte, foi escolhida para ser capital a despeito de Gurupi, Porto Nacional e Araguaína, como exigiam seus representantes políticos. Mas Siqueira Campos acalentava um sonho quase igual ao realizado por Juscelino Kubistchek de Oliveira que construiu Brasília, capital do Brasil: o timoneiro queria construir uma capital para o Tocantins. A escolha de Miracema não foi por acaso ou um ato de bondade. A proximidade com a região escolhida para erguer Palmas, a desventura fisiológica para transformar-se em capital, ao contrário das postulantes e, finalmente, ser a terra do amigo de fé e irmão camarada, que propiciaria remanejamento de capital para a capital ser construída. Assim foi feito, assim aconteceu, tudo nos conformes. A ponte sobre o Rio Tocantins estruturada entre Miracema e Tocantínia seria a grande recompensa deixada pela capital quando chegasse o tempo normal de atravessar o rio. Ocorreu que, uma desavença entre o prefeito de Miracema (Sebastião Borba) e o governador do Tocantins (Siqueira Campos) provocada pelos recursos que a Prefeitura recebia por ser capital (equivalente ao de Goiânia, capital de Goiás), levou os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), precipitadamente, para barracões improvisados construídos da noite para o dia na região onde se edificava Palmas.
A Ponte de Miracema, que já tinha seus pilares de ambos os lados construídos, transformou-se num sonho para os miracemenses que viram a obra interrompida. Transformou-se ainda em bandeira política regional a cada eleição majoritária. Mas, 20 anos passaram regados a promessas co mo reposta aos anseios e movimentos dos nossos representantes políticos e nossa gente em geral. A luz no fim do túnel veio com a licitação ainda no Governo Marcelo Miranda; o clarão aconteceu com o inicio da construção no Governo Carlos Gaguim; e a iluminação definitiva está chegando com a conclusão e inauguração no Governo Siqueira Campos.
A pergunta que não quer calar é: o que estará inscrito na placa inaugural?

Mais vereadores; é muito, pouco ou tanto faz?

Mais vereadores; é muito, pouco ou tanto faz?

Wednesday, 10 de August de 2011, às 14h 52min
Ano que vem tem eleições e muitas câmaras municipais vão aumentar o número de vereadores previsto na lei para as cidades com população correspondente. No Tocantins, municípios com até 15.000 habitantes, as câmaras somam 9 vereadores;( entre 15.000 e 30.000 habitantes, 11;( entre 30.000 e 50.000 habitantes, 13;( entre 50.000 e 80.000 habitantes, 15;( entre 80.000 e 120.000 habitantes, 17;( entre 120.000 e 160.000 habitantes, 19;( e 21 vereadores para municípios com população entre 160.000 e 300.000 habitantes. A maioria esmagadora das câmaras das cidades interioranas, apenas realizam sessões uma vez por semana, ou durante uma semana de cada mês, cujos vereadores, também em maioria, são ou passam a ser integrantes da bancada situacionista. Como é constitucionalizado, o papel do vereador é mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo. Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente, capenga. Lamentavelmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiél aos interesses políticos e econômicos do Executivo. Cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”, mas, na verdade, o vereador é o fiscal do dinheiro público. 
Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo

Mais vídeosVideo Mira

Comente

  • deu na imprensa
    13/04/24 10h30
    A Executiva do PT de Palmas aprovou em plenária a formação de um bloco político junto com a prefeita Cinthia Ribeiro...
  • deu na imprensa
    13/04/24 10h26
    O Presidente do MDB Estadual do Tocantins, Marcelo Miranda recebeu na noite da última quinta-feira, 11, os...
  • Tonny Lyus
    24/03/24 09h29
    Parabéns ao Zé do Rádio, pela belíssima matéria do passamento do Carlos Fernando da Costa, conhecido como...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Galeria de Eventos

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.